Notícias
Micro e Pequenas Empresas estão de olho na Classe C
Em palestra no Sebrae, publicitário vai dar dicas de como conquistar esse mercado
Formada por 104 milhões de brasileiros, a classe C, ou nova classe média, movimentou ano passado mais de R$ 1 trilhão e se tornou majoritária no país, suplantando as classes A e B juntas. E as mulheres, cuja renda cresceu 71% em dez anos, deixam de ser coadjuvantes nesse mercado consumidor e assumem papel de protagonistas.
"Se formos considerar que a mulher influencia da roupa do marido à compra do carro, o micro empresário deve parar de agir como se ela fosse uma mera coadjuvante do consumo e encará-la como a verdadeira protagonista, aquela que faz acontecer", explica Renato Meirelles, publicitário especialista em economia popular e sócio-diretor do Instituto Data Popular.
Com essas e outras dicas Renato vai essinar como os micro e pequenos empresários, além dos empreendedores individuais, podem abocanhar uma fatia desse mercado. O especialista ministrará palestra na próxima segunda-feira (26), às 19h30, no auditório do Sebrae em Goiás, na capital. A palestra faz parte do ciclo de seminários promovido pela instituição.
Meirelles também lembra que a consumidora emergente não se propõe a pagar preços abusivos, tampouco adquirir produtos vagabundos. "Engenhosa e inteligente, essa mulher, que geralmente é a responsável pelo orçamento familiar, sabe como ninguém oferecer o melhor para a família. Ela não se permite errar, pois o orçamento é restrito, por isso vai preferir o sabão de preço intermediário, que rende mais, a comprar o mais barato, que deixa resíduos nas roupas e acaba antes da próxima compra."
Outra dica do especialista, tendo como base pesquisa feito pelo Instituto Data Popular, é quanto a distribuição de gastos da nova classe média. As famílias tendem a empregar mais dinheiro na remuneração de profissionais e empresas prestadoras de serviços do que em compras de bens e artigos diversos (65,2% contra 34,8%). "As mulheres têm investido bastante nos cuidados com a casa, sejam reparos ou decoração, serviços de beleza e alimentação fora de casa."
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5544 | 5.5644 |
Euro/Real Brasileiro | 6.33312 | 6.34921 |
Atualizado em: 07/06/2025 01:06 |
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |